You are currently viewing Quero ter cabelo crespo natural – O que fazer?

Quero ter cabelo crespo natural – O que fazer?

Olá Carapinha Lovers!

Hoje vamos dar o nosso melhor para responder à questão mais comum quando muitos de nós despertamos para a possibilidade de manter ou regressar à nossa textura natural: Como ter o cabelo crespo?

Gostaríamos de fazer uma correção a esta questão, no sentido em que os termos “crespo” e “natural” não são necessariamente sinónimos.

Definição de Cabelo Crespo
Definição de Cabelo Natural

Vê esta e outras definições no Dicionário Online

Então, a pergunta correta será “Como ter o cabelo natural?” Eis os 4 fatores a considerar:

1. Qual é o nosso ponto de partida?
De uma forma generalizada e bastante abreviada, podemos começar por dizer que:

  • Um cabelo no seu estado natural implica manter e melhorar os seus cuidados, de forma a melhorar a sua saúde e versatilidade. E a base para fazê-lo é manter uma rotina capilar consistente e adequada, juntamente com alguns cuidados básicos. Esta é a base para todos os cabelos crespos, sejam eles naturais ou não.
  • Um cabelo quimicamente alisado terá passado por um ou mais procedimentos químicos que alterem de forma definitiva a estrutura da nossa fibra capilar. Exemplos destes procedimentos são desfrisagens, permanentes e progressivas, entre outros. Se desejamos regressar à nossa textura natural, isso significa que vamos precisar entrar no processo de transição capilar.
  • Durante o processo de transição, o nosso cabelo experiencia uma fragilidade acrescida, derivada da coexistência de duas texturas capilares ao longo do mesmo fio. E eventualmente, teremos de considerar se o Big Chop é ou não uma opção viável para o nosso caso. Sabe mais sobre o processo de transição capilar clicando no botão que se segue.
  • Um cabelo pintado, dependendo do tipo de tinta utilizada e da consistência de utilização, pode implicar alguns cuidados semelhantes àqueles adequados aos cabelos quimicamente alisados. Isto se, como os tratamentos químicos que alisam intencionalmente a estrutura do fio, o processo de pintura penetrar a fibra capilar alterando definitiva e irreversivelmente a sua textura.

Este detalhe é importante porque, obviamente, estados capilares diferentes podem implicar cuidados diferentes. E aqui entra o ponto seguinte:

2. O que devo fazer a seguir?

A importância da Rotina Capilar

Estabelecer uma rotina capilar adequada e exequível, de acordo com as necessidades naturais e específicas do nosso cabelo, e de acordo com a nossa disponibilidade claro! É aqui que convém compreender quais os cuidados e tratamentos que devemos dar ao nosso cabelo para mantê-lo saudável e vê-lo florescer.

3. Quais são os produtos que devo utilizar?

Esta é frequentemente a primeira pergunta que fazemos, pensado que se trata da mais importante. Os produtos têm sim a sua importância, mas eles são um meio para colmatarmos as necessidades do nosso cabelo. Por esse motivo, conhecer o cabelo é sempre mais importante. Depois, é só confiar nos resultados. Sabe mais sobre os produtos essenciais para o cabelo crespo clicando no botão seguinte.

Produtos Essenciais

4. Estou disposto a pesquisar e a dar-me ao trabalho de conhecer o meu cabelo?

Esta talvez seja a pergunta mais difícil que temos de fazer a nós mesmos quando tomamos esta decisão. Frequentemente caímos no erro de depositar em mãos alheias as escolhas que têm consequências diretas na saúde do nosso cabelo. Sabe mais clicando no botão que se segue.

dados
Conheces o teu cabelo?

E se continuarmos a fazê-lo, antecipamos que será uma questão de sorte termos ou não uma boa experiência neste processo, que se torna tão fácil ou difícil quanto estivermos dispostos a investir em nos emanciparmos.

Felizmente, hoje em dia há muita informação online, simplesmente à distância de um clique. E infelizmente, há muita informação contraditória. Então, como descobrir o que devemos fazer? Conhecendo o nosso cabelo. Confiando nos resultados. Errando e corrigindo esses erros, até percebermos o que funciona e aquilo que o nosso cabelo gosta.

Amem os vosso cabelos!

Carla e Telma.