Porque é tão difícil encontrar um bom profissional?

Olá Carapinha Lovers!

Está na altura de falarmos sobre a dificuldade que muitos de nós sentimos em confiar num profissional para cuidar do nosso cabelo. Esta dificuldade e até desconfiança é o resultado de muitos anos de péssimas experiências em cabeleireiros, experiências essas que são comuns a muitos de nós. Será por acaso?

Porque é tão dificil encontrar profissionais capazes de cuidar adequadamente de texturas crespas?

De uma forma muito resumida e segundo a nossa perspectiva e experiência, devido...

  • Ao padrão de "beleza convencional"
    Grande parte dos profissionais desta área concentra-se predominantemente no padrão de "beleza convencional", contribuindo de uma forma directa para a perpetuação do mesmo. Por mais que as modas mudem, tem sido convencionado que o cabelo liso é o "padrão", o molde, o "normal" e como tal, o desejável.

Descobre mais mitos

  • Ao desconhecimento
    Há uma generalização dos cuidados adequados ao cabelo, no decorrer desta padronização de beleza. Isso conduz naturalmente ao desconhecimento de tudo o que é diferente do "padrão" e à negligência das necessidades diferentes de cabelos diferentes.

Quão bem conheces o teu cabelo?

  • À baixa qualidade de serviço
    Cortar, pintar, lavar, condicionar, finalizar, etc... Muitos profissionais realizam as funções básicas inerentes à sua profissão partindo do princípio que todos os cabelos são iguais (i.e., lisos). Mais ainda, frequentemente menosprezam as possíveis reacções alérgicas e o histórico de cada cabelo. Essa negligência pode obviamente causar incompatibilidades que podem provocar, entre outras coisas, a queda do cabelo.
    Para além disso, estamos tão acostumados a serviços "rascos", que "normalizamos" o mau serviço como se não fossemos merecedores de melhor.
  • À falta de humildade, de profissionalismo e de ética
    Muitos profissionais, arriscamos dizer a maioria, não têm a humildade de reconhecer a sua ignorância. Assim, se alguma coisa não corre bem (porque cabelos diferentes têm necessidades diferentes), estes profissionais tendem a culpar o cabelo em si, o cliente, a mudança de estação, a lua, até o produto que utilizam. Mas nunca a sua ignorância ou falta de conhecimento.

Obviamente, estes relatos têm o nosso cunho pessoal, de acordo com as nossas experiências neste campo. Apesar de haverem muitos maus profissionais - e atenção, há-os em todas as áreas -, também há bons profissionais. Felizmente, nem toda a gente tem a mesma conduta que referimos acima. E nós vamos ajudar a identificar esses - raros - casos de pessoas que dignificam esta profissão.

Assim, segue-se o nosso último vídeo da nossa rubrica mais recente, #ComoFazerCenas. Neste vídeo, damos 10 dicas para fazermos a melhor escolha no que toca a arranjar um profissional qualificado e competente para cuidar dos nossos cabelos.

Como escolher um profissional?

Mantendo em mente que ninguém irá cuidar tão bem do nosso cabelo como nós temos o potencial de cuidar, não podemos deixar de fazer a nossa recomendação... Um exemplo de um óptimo profissional, que na nossa opinião cumpre todos os requisitos mencionados no vídeo anterior é o hairstylist e tricoterapeuta Thon Eduardo, do Studio Thon Eduardo. E vocês, que profissionais recomendam?

Amem os vossos cabelos!

Carla e Telma.

Similar posts
  • Receitas Caseiras: Yay ou Nah? Olá Carapinha Lovers! Está na altura de falarmos sobre a dificuldade que muitos de nós sentimos em confiar num profissional para cuidar do nosso cabelo. Esta dificuldade e até desconfiança é o resultado de muitos anos de péssimas experiências em cabeleireiros, experiências essas que são comuns a muitos de nós. Será por acaso? Porque é tão dificil [...]
  • Cabelo elástico vs cabelo encolhido Olá Carapinha Lovers! Está na altura de falarmos sobre a dificuldade que muitos de nós sentimos em confiar num profissional para cuidar do nosso cabelo. Esta dificuldade e até desconfiança é o resultado de muitos anos de péssimas experiências em cabeleireiros, experiências essas que são comuns a muitos de nós. Será por acaso? Porque é tão dificil [...]
  • Os efeitos do álcool no cabelo crespo Olá Carapinha Lovers! Está na altura de falarmos sobre a dificuldade que muitos de nós sentimos em confiar num profissional para cuidar do nosso cabelo. Esta dificuldade e até desconfiança é o resultado de muitos anos de péssimas experiências em cabeleireiros, experiências essas que são comuns a muitos de nós. Será por acaso? Porque é tão dificil [...]
  • Os problemas da carapinha… Olá Carapinha Lovers! Está na altura de falarmos sobre a dificuldade que muitos de nós sentimos em confiar num profissional para cuidar do nosso cabelo. Esta dificuldade e até desconfiança é o resultado de muitos anos de péssimas experiências em cabeleireiros, experiências essas que são comuns a muitos de nós. Será por acaso? Porque é tão dificil [...]
  • Porque adoramos a argila Rhassoul? Olá Carapinha Lovers! Está na altura de falarmos sobre a dificuldade que muitos de nós sentimos em confiar num profissional para cuidar do nosso cabelo. Esta dificuldade e até desconfiança é o resultado de muitos anos de péssimas experiências em cabeleireiros, experiências essas que são comuns a muitos de nós. Será por acaso? Porque é tão dificil [...]

Sobre nós

IMG_4234.1png
Somos a Carla e a Telma, amigas inseparáveis desde 2001 e entusiastas de cabelo crespo em todos os seus estados.
Descobre mais sobre nós aqui...

CONTACTOS

Subscreve a nossa Newsletter



loading
error: Conteúdo protegido! ;)