You are currently viewing O que é o Leave-In Conditioner?

O que é o Leave-In Conditioner?

Olá Carapinha Lovers!

No seguimento do nosso artigo anterior sobre os produtos capilares, nesta publicação vamos desmistificar em específico um dos produtos essenciais para cabelo crespo… o Leave-In Conditioner.

Vê esta e outras definições no nosso Dicionário Online

Em primeiro lugar, leave-in significa “sem enxague”. Portanto, teoricamente, tudo o que nós colocamos no nosso cabelo e não enxaguamos, especialmente no contexto dos métodos de hidratação, é leave-in. Esta parte está entendida? Óptimo!

Passemos à frente: Quando falamos de Leave-In Conditioner (ao qual nos referimos normalmente quando usamos a expressão Leave-In), estamos a especificar um tipo de leave-in concreto, que é o agente hidratante utilizado no método de hidratação que aplicamos no nosso cabelo.

Descobre mais sobre os Métodos de Hidratação

O cabelo crespo é extremamente seco, por esse motivo e como explicamos no vídeo anterior, os métodos de hidratação são essenciais para o nosso cabelo conseguir reter a hidratação que normalmente carece e permanecer hidratado entre as lavagens.

Seguem-se os vídeos nos quais referimos os nossos dois métodos de hidratação favoritos.

Hidratar & Selar

Método LOC

Qualquer finalização adequada do cabelo crespo requer um agente hidratante, conjugado com um agente selante. O leave-in conditioner, independentemente da consistência, é esse agente hidratante, que vai repor a água nos nossos fios.

Justamente por esse motivo, o ingrediente principal de qualquer agente hidratante deverá ser a água. Descobre no vídeo seguinte o porquê.

Água

E qual é a consistência adequada do Leave-In Conditioner?

Pode ser líquido ou cremoso, isto vai depender da consistência que melhor se adequa a cada cabelo, não só da textura ou o tipo de cabelo, mas também de fatores como o grau de porosidade capilar, entre outros. O leave-in pode ir portanto desde o borrifador só com água, a outros tipos de substâncias e produtos que, quando utilizados corretamente, podem potencializar a ação hidratante dessa solução no nosso cabelo.

Mais ainda, estamos habituados a ver vários leave-in conditioners sem, frequentemente, nos apercebermos que o são. É o caso de sprays desembaraçantes, activadores de caracóis, “umidificadores”, cremes de pentear, condicionador ou amaciador sem enxague, entre outros.

Vê a nossa explicação sobre a diferença entre Leave-In e Creme neste vídeo (a partir do min 3:33)

Muitas pessoas crêem que creme e leave-in são opostos, mas como referimos anteriormente, não o são necessariamente nem tem de ser. Como os próprios nomes indicam, um diz respeito à consistência e outro diz respeito ao uso que se faz do produto.

A forma mais facil, prática, eficaz e inequívoca de identificar um leave-in é lendo no rótulo:

  • o modo de utilização – é sem enxague
  • os ingredientes – o primeiro ingrediente deve ser água

Se estas duas indicações estiverem presentes no rótulo, é um leave-in conditioner, mesmo que a designação do rótulo seja outra. Tão simples! Lembrem-se que, mais importante do que o nome descrito no rótulo, é a utilidade do produto.

Amem os vossos cabelos!

Carla e Telma.