O que é o Leave-In Conditioner?

Olá Carapinha Lovers!

No seguimento do nosso artigo anterior sobre os produtos capilares, nesta publicação vamos desmitificar em específico um dos produtos essenciais para cabelo crespo... o Leave-In.

Leave-In Conditioner

 Em primeiro lugar, leave-in significa sem enxague. Portanto, teoricamente, tudo o que nós colocamos no nosso cabelo e não enxaguamos, especialmente no contexto dos métodos de hidratação, é leave-in. Esta parte está entendida? Óptimo!

Passemos à frente: Quando falamos de Leave-In Conditioner (ao qual nos referimos normalmente quando usamos a expressão Leave-In), estamos a especificar um tipo de leave-in concreto. E esse tipo de leave-in é o agente hidratante utilizado no método de hidratação que aplicamos no nosso cabelo.

 

O cabelo crespo é extremamente seco, por esse motivo e como explicamos no vídeo anterior, os métodos de hidratação são essenciais para o nosso cabelo conseguir reter a hidratação que normalmente carece e permanecer hidratado entre as lavagens.

Seguem-se os vídeos nos quais referimos os nossos dois métodos de hidratação favoritos.

Qualquer finalização adequada do cabelo crespo requer um agente hidratante, conjugado com um agente selante. O leave-in conditioner, independentemente da consistência, é esse agente hidratante, que vai repor a água nos nossos fios.

Justamente por esse motivo, o ingrediente principal de qualquer agente hidratante, ou leave-in conditioner deverá ser a água. Descobre no vídeo seguinte o porquê.

 E qual é a consistência adequada do Leave-In Conditioner?

Pode ser líquido ou cremoso, isto vai depender da consistência que melhor se adequa a cada cabelo, não só da textura ou o tipo de cabelo, mas também de factores como o grau de porosidade capilar, entre outros. O leave-in pode ir portanto desde o borrifador só com água, a outros tipos de substâncias e produtos que, quando utilizados correctamente, podem potencializar a acção hidratante dessa solução no nosso cabelo.

Mais ainda, estamos habituados a ver vários leave-in conditioners sem, frequentemente, nos apercebermos que o são. É o caso de sprays desembaraçantes, activadores de caracóis, "umidificadores", cremes de pentear, condicionador ou amaciador sem enxague, entre outros.

Vê a nossa explicação sobre a diferença entre Leave-In e Creme neste vídeo (a partir do min 3:33)

 Muitas pessoas crêem que creme e leave-in são opostos, mas como referimos anteriormente, não o são necessariamente nem tem de ser. Como os próprios nomes indicam, um diz respeito à consistência e outro diz respeito ao uso que se faz do produto.

A forma mais facil, prática, eficaz e inequívoca de identificar um leave-in é lendo no rótulo:

  • o modo de utilização - é sem enxague
  • os ingredientes - o primeiro ingrediente deve ser água

Se estas duas indicações estiverem presentes no rótulo, é um leave-in conditioner, mesmo que a designação do rótulo seja outra. Tão simples! Lembrem-se que, mais importante do que o nome descrito no rótulo, é a utilidade do produto.

Amem os vossos cabelos!

 

Carla e Telma.

Similar posts
  • 2º Aniversário We Love Carapinha Olá Carapinha Lovers! No seguimento do nosso artigo anterior sobre os produtos capilares, nesta publicação vamos desmitificar em específico um dos produtos essenciais para cabelo crespo... o Leave-In.  Em primeiro lugar, leave-in significa sem enxague. Portanto, teoricamente, tudo o que nós colocamos no nosso cabelo e não enxaguamos, especialmente no contexto dos métodos de hidratação, é [...]
  • Movimento do Cabelo Natural (Portugal... Olá Carapinha Lovers! No seguimento do nosso artigo anterior sobre os produtos capilares, nesta publicação vamos desmitificar em específico um dos produtos essenciais para cabelo crespo... o Leave-In.  Em primeiro lugar, leave-in significa sem enxague. Portanto, teoricamente, tudo o que nós colocamos no nosso cabelo e não enxaguamos, especialmente no contexto dos métodos de hidratação, é [...]
  • A versatilidade da carapinha… Olá Carapinha Lovers! No seguimento do nosso artigo anterior sobre os produtos capilares, nesta publicação vamos desmitificar em específico um dos produtos essenciais para cabelo crespo... o Leave-In.  Em primeiro lugar, leave-in significa sem enxague. Portanto, teoricamente, tudo o que nós colocamos no nosso cabelo e não enxaguamos, especialmente no contexto dos métodos de hidratação, é [...]
  • Máscaras Nutritivas – o que são... Olá Carapinha Lovers! No seguimento do nosso artigo anterior sobre os produtos capilares, nesta publicação vamos desmitificar em específico um dos produtos essenciais para cabelo crespo... o Leave-In.  Em primeiro lugar, leave-in significa sem enxague. Portanto, teoricamente, tudo o que nós colocamos no nosso cabelo e não enxaguamos, especialmente no contexto dos métodos de hidratação, é [...]
  • Máscaras Reconstrutoras – o qu... Olá Carapinha Lovers! No seguimento do nosso artigo anterior sobre os produtos capilares, nesta publicação vamos desmitificar em específico um dos produtos essenciais para cabelo crespo... o Leave-In.  Em primeiro lugar, leave-in significa sem enxague. Portanto, teoricamente, tudo o que nós colocamos no nosso cabelo e não enxaguamos, especialmente no contexto dos métodos de hidratação, é [...]

Sobre nós

IMG_4234.1png
Somos a Carla e a Telma, amigas inseparáveis desde 2001 e entusiastas de cabelo crespo em todos os seus estados.
Descobre mais sobre nós aqui...

CONTACTOS

Subscreve a nossa Newsletter



error: Conteúdo protegido! ;)