Manteiga de Karité

Olá Carapinha Lovers,

A publicação de hoje tem como estrela um dos ingredientes mais célebres entre cabelos crespos, que é a Manteiga de Karité. Mas porque é este ingrediente tão famoso?

Manteiga de Karité

A verdade é que, a Manteiga de Karité é-nos mais conhecida pelos seus atributos cosméticos, no entanto há muito sobre a Manteiga de Karité que desconhecemos.

 

Sabias que... ?

  • A Árvore de Karité (Vitellaria Paradoxa) é uma árvore exclusiva do continente Africano. Ela cresce na Savanas da África Ocidental, mais concretamente no Burkina Faso, Costa do Marfim, Gana, Guiné, Nigéria e Senegal, assim como nos Camarões, Congo, Sudão e Uganda.
  • A Árvore de Karité é considerada sagrada e só se utilizam os frutos que já caíram no solo. E de acordo com as tradições locais, esses frutos só podem recolhidos por mulheres.
  • Por ser uma árvore considerada sagrada, não é permitido que seja cortada ou destruída de qualquer forma. No entanto, e apesar de poder viver até aos 300 anos, a Árvore de Karité está na lista das espécies ameaçadas pela União Internacional para Conservação da Natureza.
  • Do Fruto ou da Castanha de Karité, é extraída a Manteiga de Karité ou Butyrospermum Parkii (designação presente nos rótulos dos produtos).  
  • A Manteiga de Karité é  uma das gorduras vegetais mais valiosas e sustentáveis. A sua exploração é uma importante fonte de rendimento para muitas famílias.
  • Nos países de origem, a Manteiga de Karité é considerada comestível sendo utilizada na preparação de diversos alimentos. No entanto, também é muito utilizada para fins medicinais (na medicina tradicional).

 

Com todas as suas propriedades e benefícios, a Manteiga de Karité tem a capacidade de se adaptar muito bem ao cabelo crespo e às suas necessidades. Descobre no vídeo abaixo exactamente quais são os motivos deste ingrediente ser tão popular e também onde o encontrar.

É frequente utilizarmos a Manteiga de Karité como se de um ingrediente hidratante se tratasse, no entanto este é um agente selante e não hidratante. O que é que isto significa? Que, no âmbito dos métodos de hidratação, quando conjugada com um agente hidratante, a Manteiga de Karité sela a hidratação no nosso cabelo impedindo-a de evaporar, ajudando assim a manter o nosso cabelo hidratado.

Seguem as receitas das nossas misturas de manteiga de Karité. Personalizem ao vosso gosto pessoal e aos óleos que funcionam melhor com os vossos fios.

No que diz respeito ao cheiro, se vos incomodar muito, podem utilizar essências como a de lavanda, ylang ylang ou de frutos entre outras, para neutralizar o cheiro forte da Manteiga de Karité.

Mais ainda, como também recebemos frequentemente questões sobre a utilização das nossas misturas de Manteiga de Karité, deixamos abaixo alguns exemplos de como as inserimos na nossa rotina capilar.

Beijinhos e até à próxima sexta-feira. 🙂

 

Carla e Telma.

Similar posts
  • Porque adoramos a argila Rhassoul? Olá Carapinha Lovers, A publicação de hoje tem como estrela um dos ingredientes mais célebres entre cabelos crespos, que é a Manteiga de Karité. Mas porque é este ingrediente tão famoso? A verdade é que, a Manteiga de Karité é-nos mais conhecida pelos seus atributos cosméticos, no entanto há muito sobre a Manteiga de Karité [...]
  • Conhece-nos melhor… :) Olá Carapinha Lovers, A publicação de hoje tem como estrela um dos ingredientes mais célebres entre cabelos crespos, que é a Manteiga de Karité. Mas porque é este ingrediente tão famoso? A verdade é que, a Manteiga de Karité é-nos mais conhecida pelos seus atributos cosméticos, no entanto há muito sobre a Manteiga de Karité [...]
  • Como recuperar as laterais do cabelo? Olá Carapinha Lovers, A publicação de hoje tem como estrela um dos ingredientes mais célebres entre cabelos crespos, que é a Manteiga de Karité. Mas porque é este ingrediente tão famoso? A verdade é que, a Manteiga de Karité é-nos mais conhecida pelos seus atributos cosméticos, no entanto há muito sobre a Manteiga de Karité [...]
  • 2º Aniversário We Love Carapinha Olá Carapinha Lovers, A publicação de hoje tem como estrela um dos ingredientes mais célebres entre cabelos crespos, que é a Manteiga de Karité. Mas porque é este ingrediente tão famoso? A verdade é que, a Manteiga de Karité é-nos mais conhecida pelos seus atributos cosméticos, no entanto há muito sobre a Manteiga de Karité [...]
  • Movimento do Cabelo Natural (Portugal... Olá Carapinha Lovers, A publicação de hoje tem como estrela um dos ingredientes mais célebres entre cabelos crespos, que é a Manteiga de Karité. Mas porque é este ingrediente tão famoso? A verdade é que, a Manteiga de Karité é-nos mais conhecida pelos seus atributos cosméticos, no entanto há muito sobre a Manteiga de Karité [...]

Sobre nós

IMG_4234.1png
Somos a Carla e a Telma, amigas inseparáveis desde 2001 e entusiastas de cabelo crespo em todos os seus estados.
Descobre mais sobre nós aqui...

CONTACTOS

Subscreve a nossa Newsletter



loading
error: Conteúdo protegido! ;)