O Cronograma Capilar

Olá Carapinha Lovers!

Porque este é um tema que ainda suscita muitas dúvidas, hoje vamos abordar o tema do cronograma capilar e a forma como ele complementa a nossa rotina capilar e a porosidade do nosso cabelo. O que é afinal o Cronograma Capilar? Descobre no vídeo seguinte.

O que é o Cronograma Capilar?

Ultimamente tem surgido nas redes sociais, imagens do teste do copo (como a que se segue) com a analogia das fases do cronograma capilar. No entanto, relembramos que o teste do copo tem a utilidade de nos dar uma ideia sobre o grau de porosidade do nosso cabelo e não o de determinar qual é o tipo de máscara que devemos utilizar.

Clica na imagem se queres saber mais sobre a porosidade capilar.

Por isso, para que conste e não haja dúvidas o nosso cabelo, independentemente do seu grau de porosidade, beneficia com todas as fases do cronograma capilar. Cada tipo de máscara tem a sua função específica e a periodicidade específica adequada a cada cabelo, dependendo das suas necessidades.

Máscaras de Hidratação

Máscaras de Proteínas ou Reconstrução

Mais ainda, a alta porosidade capilar não implica necessariamente máscaras de proteínas. Vejamos:

  • A alta porosidade pode ser o resultado de um ou vários factores, entre eles o uso de químicos e uso excessivo de calor?
    Sim pode, mas não tem que o ser necessariamente. Também pode ser o resultado de outros factores como a alimentação ou , tal como a baixa porosidade, pode ser simplesmente uma característica natural do cabelo.
  • Calor e químicos contribuem frequentemente para que os fios fiquem danificados?
    Sim. E cabelos danificados podem necessitar de reconstrução com maior frequência do que outros tipos de cabelos. Mas, não esqueçamos que o excesso de proteínas é prejudicial para o cabelo e resulta precisamente no efeito contrário ao desejado: cabelo mais seco, frágil e quebradiço.

Por outro lado, a baixa porosidade capilar não requer necessariamente máscaras de hidratação.

  • As máscaras de hidratação não são aquelas que o nosso cabelo gosta e precisa, certamente com muito maior frequência do que as máscaras de proteínas?
    Sim, sem dúvida. No entanto, se compreendermos que o que realmente significa a baixa porosidade, percebemos que a capacidade de absorção das máscaras e de outros produtos que utilizamos ao longo da nossa rotina capilar é limitada ou eventualmente até inexistente.

Conclusão: não sejamos tão rápidos em tirar conclusões no que diz respeito à relação entre a porosidade e o cronograma capilares. Não há como generalizar nesta ciência dos cabelos, a solução ideal, na nossa opinião, é e será sempre conhecer o nosso cabelo.

Então como conjugar as fases do cronograma capilar? Qual é a periodicidade ideal para cada tipo de máscara? Sabemos que dá mais trabalho e que queremos a resposta para essa pergunta já! No entanto, só mesmo o tempo e dedicação é que podem determinar qual será o cronograma ideal para cada um de nós. Cada cabelo é diferente! Logo, só mesmo conhecendo o nosso cabelo conseguiremos chegar a essa conclusão.

Amem os vosso cabelos.

Carla e Telma.

Similar posts
  • 2º Aniversário We Love Carapinha Olá Carapinha Lovers! Porque este é um tema que ainda suscita muitas dúvidas, hoje vamos abordar o tema do cronograma capilar e a forma como ele complementa a nossa rotina capilar e a porosidade do nosso cabelo. O que é afinal o Cronograma Capilar? Descobre no vídeo seguinte. O que é o Cronograma Capilar? Ultimamente tem [...]
  • Movimento do Cabelo Natural (Portugal... Olá Carapinha Lovers! Porque este é um tema que ainda suscita muitas dúvidas, hoje vamos abordar o tema do cronograma capilar e a forma como ele complementa a nossa rotina capilar e a porosidade do nosso cabelo. O que é afinal o Cronograma Capilar? Descobre no vídeo seguinte. O que é o Cronograma Capilar? Ultimamente tem [...]
  • A versatilidade da carapinha… Olá Carapinha Lovers! Porque este é um tema que ainda suscita muitas dúvidas, hoje vamos abordar o tema do cronograma capilar e a forma como ele complementa a nossa rotina capilar e a porosidade do nosso cabelo. O que é afinal o Cronograma Capilar? Descobre no vídeo seguinte. O que é o Cronograma Capilar? Ultimamente tem [...]
  • Máscaras Nutritivas – o que são... Olá Carapinha Lovers! Porque este é um tema que ainda suscita muitas dúvidas, hoje vamos abordar o tema do cronograma capilar e a forma como ele complementa a nossa rotina capilar e a porosidade do nosso cabelo. O que é afinal o Cronograma Capilar? Descobre no vídeo seguinte. O que é o Cronograma Capilar? Ultimamente tem [...]
  • Máscaras Reconstrutoras – o qu... Olá Carapinha Lovers! Porque este é um tema que ainda suscita muitas dúvidas, hoje vamos abordar o tema do cronograma capilar e a forma como ele complementa a nossa rotina capilar e a porosidade do nosso cabelo. O que é afinal o Cronograma Capilar? Descobre no vídeo seguinte. O que é o Cronograma Capilar? Ultimamente tem [...]

Sobre nós

IMG_4234.1png
Somos a Carla e a Telma, amigas inseparáveis desde 2001 e entusiastas de cabelo crespo em todos os seus estados.
Descobre mais sobre nós aqui...

CONTACTOS

Subscreve a nossa Newsletter



error: Conteúdo protegido! ;)