You are currently viewing Tudo sobre o Cronograma Capilar

Tudo sobre o Cronograma Capilar

Olá Carapinha Lovers!

Porque este é um tema que ainda suscita muitas dúvidas, hoje vamos abordar o tema do cronograma capilar e a forma como ele complementa a nossa rotina capilar e a porosidade do nosso cabelo. O que é afinal o Cronograma Capilar? Descobre no vídeo seguinte.

O Cronograma Capilar

O que é o Cronograma Capilar?

Ultimamente tem surgido nas redes sociais, imagens do teste do copo (como a que se segue) com a analogia das fases do cronograma capilar. No entanto, relembramos que o teste do copo tem a utilidade de nos dar uma ideia sobre o grau de porosidade do nosso cabelo e não o de determinar qual é o tipo de máscara que devemos utilizar.

Inteira-te sobre o que precisas de saber sobre a Porosidade Capilar

Por isso, para que conste e não haja dúvidas o nosso cabelo, independentemente do seu grau de porosidade, beneficia com todas as fases do cronograma capilar. Cada tipo de máscara tem a sua função específica e a periodicidade específica adequada a cada cabelo, dependendo das suas necessidades. Clica nas imagens para saber mais sobre cada tipo de máscara do cronograma capilar.

Máscaras de Hidratação
Máscaras de Reconstrução
Máscaras de Nutrição

Mais ainda, a alta porosidade capilar não implica necessariamente máscaras de proteínas. Vejamos:

  • A alta porosidade pode ser o resultado de um ou vários fatores, entre eles o uso de químicos e uso excessivo de calor?
    Sim pode, mas não tem que o ser necessariamente. Também pode ser o resultado de outros fatores como a alimentação ou , tal como a baixa porosidade, pode ser simplesmente uma característica natural do cabelo.
  • Calor e químicos contribuem frequentemente para que os fios fiquem danificados?
    Sim. E cabelos danificados podem necessitar de reconstrução com maior frequência do que outros tipos de cabelos. Mas, não esqueçamos que o excesso de proteínas é prejudicial para o cabelo e resulta precisamente no efeito contrário ao desejado: cabelo mais seco, frágil e quebradiço.

Por outro lado, a baixa porosidade capilar não requer necessariamente máscaras de hidratação.

  • As máscaras de hidratação não são aquelas que o nosso cabelo gosta e precisa, certamente com muito maior frequência do que as máscaras de proteínas?
    Sim, sem dúvida. No entanto, se compreendermos que o que realmente significa a baixa porosidade, percebemos que a capacidade de absorção das máscaras e de outros produtos que utilizamos ao longo da nossa rotina capilar é limitada ou eventualmente até inexistente.

Conclusão: não sejamos tão rápidos em tirar conclusões no que diz respeito à relação entre a porosidade e o cronograma capilares. Não há como generalizar nesta ciência dos cabelos, a solução ideal, na nossa opinião, é e será sempre conhecer o nosso cabelo.

Então como conjugar as fases do cronograma capilar? Qual é a periodicidade ideal para cada tipo de máscara? Sabemos que dá mais trabalho e que queremos a resposta para essa pergunta já! No entanto, só mesmo o tempo e dedicação é que podem determinar qual será o cronograma ideal para cada um de nós. Cada cabelo é diferente! Logo, só mesmo conhecendo o nosso cabelo conseguiremos chegar a essa conclusão.

Amem os vosso cabelos.

Carla e Telma.