You are currently viewing Sabes qual é o teu grau de Porosidade Capilar?
Porosidade

Sabes qual é o teu grau de Porosidade Capilar?

Olá Carapinha Lovers!

O artigo de hoje é sobre uma das características mais relevantes de qualquer cabelo, que influencia muito significativamente a forma adequada de execução da nossa rotina capilar: a porosidade capilar. Seja em termos de métodos e técnicas, seja em termos de produtos capilares, esta característica é um dos principais fatores a ter em conta no processo de conhecermos o nosso cabelo. Vê o vídeo abaixo onde explicamos tudinho sobre este tema.

A Porosidade Capilar

Depois de compreender o que é a porosidade capilar e o que os diferentes graus podem significar para o nosso cabelo, obviamente a etapa seguinte será determinar qual é o nosso grau de porosidade capilar, certo? Um dos métodos mais frequentemente utilizados para o determinar é o teste do copo. É algo que podemos fazer no conforto e privacidade do nosso lar, e apesar de não ser o método mais exato, pode ser bastante útil para nos dar uma ideia de como melhor adaptar a nossa rotina capilar. A ilustração seguinte reflete a explicação feita no vídeo sobre o teste do copo.

Importa, no entanto, referir que a forma mais exata de determinar qual é o nosso grau de porosidade é sem dúvida a análise capilar, feita por um profissional certificado. Cada grau de porosidade implica cuidados distintos, com base na capacidade que a nossa fibra capilar tem de absorver e reter a hidratação e os nutrientes de que necessita. Em seguida, seguem-se os vídeos detalhados sobre cada um dos três graus e sobre os cuidados adequados que cada um deles implica.

A Baixa Porosidade Capilar

A Média Porosidade Capilar

A Alta Porosidade Capilar

Dentro deste tema, há também alguns mitos que sentimos ser importante desconstruir, nomeadamente os seguintes:

  • “A baixa porosidade é o ideal para o cabelo.”
    Convém relembrar que um cabelo pouco poroso, assim como um cabelo muito poroso, é um cabelo que tem alguma dificuldade no que diz respeito ao funcionamento normal das cutículas. Se o cabelo tem uma capacidade limitada ou inexistente de absorção, isso dificulta a eficácia de qualquer passo da rotina capilar.
  • “Um cabelo com alta porosidade é um cabelo danificado.”
    Não necessariamente. Dentro de cada grau, há estágios mais ou menos severos. Um cabelo muito poroso pode ser consequência de fatores externos tais como a saúde, a alimentação, o clima, o uso excessivo de instrumentos de calor, tratamentos químicos, entre outros. Estes fatores podem agir cumulativamente, agravando o grau de porosidade. No entanto, convém não esquecer também que, assim como um cabelo pouco poroso, um cabelo muito poroso pode ser uma das nossas características naturais, ao qual devemos prestar atenção de forma a não prejudicar a saúde dos nossos fios.
  • “Se tenho média porosidade capilar, não preciso de me preocupar”
    A verdade é que, a porosidade média é a ideal. No entanto, este estado pode alterar-se a qualquer momento especialmente derivado aos fatores mencionados no parágrafo anterior. Obter e manter um cabelo saudável é algo que requer dedicação, amor e paciência. E isto aplica-se a todas as características do cabelo, não só à porosidade capilar.

Por todos estes motivos, é importante conhecermos o nosso grau de porosidade capilar, especialmente no sentido de conhecer se a nossa fibra capilar tem algum tipo de condição que pode comprometer de alguma forma a saúde do nosso cabelo. É natural que todos os cabelos enfrentem algum tipo de dificuldade, mas é importante determinar que dificuldades são essas e perceber como contorná-las e melhorá-las dentro do possível. E conhecermos a esta característica do nosso cabelo é um bom ponto de partida para o conhecermos melhor.

E vocês, o que sabem sobre o grau de porosidade do vosso cabelo?

Amem os vossos cabelos.

Carla e Telma.