You are currently viewing Tudo sobre a ciência do Gel…

Tudo sobre a ciência do Gel…

Olá Carapinha Lovers!

Aparentemente o gel é um produto que vos suscita muitas dúvidas, por esse motivo vamos explorar com maior profundidade o que é o gel e qual a sua real importância na nossa rotina capilar.

É um produto de cabelo, sem enxague, utilizado para fixar ou estilizar o cabelo de uma determinada forma. Normalmente, confere um efeito molhado e brilhante.

Enquanto agente fixador, o gel serve acima de tudo para:

  1. dar definição ao cabelo crespo, menos frizz e consequentemente mais days after (de acordo com os padrões de um cabelo mais definido e menos frisado).
  2. “controlar” o cabelo, de forma a ter menos cabelos “fora do sítio”.

Segundo consta, o gel sem álcool poderá ser o mais indicado no caso de cabelos crespos, uma vez que é frequente este ingrediente ressecar o cabelo. No entanto, aconselhamos sempre que se leia os rótulos do produto e se confirme qual é exatamente a sua composição.

Tendo em conta as características do nosso cabelo, nós consideramos essencial ter um agente hidratante e um agente selante. O agente fixador é facultativo uma vez que não contribui para a saúde do nosso cabelo, mas meramente para o fator estético.

Então, o gel de linhaça ou qualquer outro gel cuja base seja água pode ser utilizado como leave-in conditioner no contexto da nossa rotina capilar?

Sim pode! Assim como qualquer outro produto que tenha por base água e seja sem enxague. No entanto, importa perceber se qualquer produto que seja utilizado como leave-in conditioner cumpre a função deste produto essencial: hidratar o cabelo. Desta forma, convém perceber até que ponto utilizar este produto deixa o nosso cabelo verdadeiramente hidratado vs definido (até porque, como referimos anteriormente, ele pode ter a tendência de deixar o cabelo ainda mais seco).

Gel de Linhaça - a experiência da Telma

Conclusão: Tudo se trata de conhecermos o nosso cabelo! É tão simples e intuitivo… desta forma perceberemos o que funciona, como e porquê. 🙂

Amem os vossos cabelos!

Carla e Telma.