You are currently viewing A nossa história de inveja capilar…

A nossa história de inveja capilar…

Olá Carapinha Lovers,

Vamos falar de um assunto tabu? Sim!!! Vamos falar de inveja. A inveja é um sentimento comum a muitos de nós que, no entanto, ninguém gosta de admitir que sente. Isto acontece porque a inveja é vista como um sentimento negativo, uma coisa feia e associada às caraterísticas de uma “má pessoa”. Mas, enquanto seres humanos, não somos perfeitos e as nossas imperfeições podem converter-se em grandes aprendizagens. Sendo assim, a inveja pode ser uma oportunidade de refletirmos sobre nós mesmos e conhecer melhor as nossas inseguranças e as suas origens.

Sejamos sinceros, quem nunca sentiu uma pontinha de inveja de outro cabelo, seja ele crespo ou não? Eu sei que nós já! E isso muitas vezes acontece devido à tendência que temos de nos compararmos aos outros. Muitas vezes, podemos até sentir-nos perfeitamente satisfeitos com o nosso cabelo até encontrarmos alguém com um cabelo cujas características nós julgamos serem “melhores” do que as nossas.

A primeira vez que sentimos inveja de outros cabelos foi quando nos começámos a aperceber das diferenças entre as nossas carapinhas e os cabelos naturalmente lisos.

Que refrescante foi perceber que afinal não estamos “condenadas” a ter cabelo crespo, mas que na realidade o cabelo crespo é uma bênção!! Difícil é encontrar um cabelo tãaaao versátil como o nosso!

Em seguimento do “complexo do liso” anteriormente mencionado, que na altura sempre nos pareceu ser a imposição social pelo simples motivo do “porque sim”… foram ponderadas as nossas opções quanto às alternativas de nos aproximarmos do “padrão”.

Como se todas estas comparações não fossem o suficiente, há ainda outra que diz respeito ao comprimento dos cabelos. Cabelos longos são e sempre foram universalmente vistos como um sinal de feminilidade. No entanto, será que é saudável para nós que o nosso cabelo tenha assim tanta relevância no grau de auto-confiança que sentimos?

Nós sentimos que este é uma das grandes bases para o desenfreio vivido por tantos de nós no que diz respeito ao crescimento do cabelo. Será esse o motivo de os desafios de crescimento fazerem tanto furor nas redes sociais? De seguida partilhamos a nossa aprendizagem com essa luta interna que nós próprias travámos não há muito tempo atrás.

A inveja capilar

Podemos olhar para a Inveja Capilar como se de uma pilha se tratasse: com um lado positivo e outro lado negativo. E em algum momento do nosso percurso um destes lados vai-nos acompanhar. Mais ainda: um destes lados pode vir a influenciar a forma como nós olhamos e cuidamos do nosso cabelo.

Para concluir, gostaríamos de relembrar que cada cabelo se desenvolve ao seu próprio ritmo. Deixemos a natureza atuar. E cabelos saudáveis crescem sim! Logo, sugerimos que o enfoque seja na saúde do nosso cabelo e não tanto nos centímetros.

Amem os vossos cabelos!

Carla e Telma.