You are currently viewing Cabelo crespo pintado – Como cuidar?

Cabelo crespo pintado – Como cuidar?

Olá Carapinha Lovers!

Hoje vamos falar de cabelo pintado! Quer tenhamos pintado o nosso cabelo ou estejamos a pensar fazê-lo em algum momento no futuro, este é um passo que, como qualquer outro relacionado com o nosso cabelo, deve ser planeado tendo em conta as suas características e o seu estado atual.

Vê esta e outras definições no Dicionário Online

Como mencionamos com frequência, todos os processos pelos quais o nosso cabelo passa no sentido de alterar (mesmo que não intencionalmente) a sua textura natural tendem a fragilizá-lo mais. E a tinta para pintar o cabelo não é excepção.

Por esse motivo, vamos abordar alguns passos que, na nossa opinião, devem ser tidos em conta antes e depois de pintarmos o cabelo, de forma a reduzirmos os potenciais danos – porque aquilo que certamente pretendemos é ter um cabelo pintado E saudável!

Comecemos então pelos passos que devemos ter antes de pintar o cabelo. Muitas das dicas que vamos mencionar devem, de acordo com a nossa experiência, fazer parte da nossa rotina capilar independentemente do estado do nosso cabelo.

Quais os cuidados a ter ANTES de pintar o cabelo? Conhece-os aqui!

Outro dos cuidados mencionados no vídeo é a escolha de um profissional certificado. Nós consideramos que este é um critério bastante importante antes de pintarmos o cabelo.

Frequentemente, optamos por fazer estes procedimentos em casa, e fazemo-lo por vários motivos, entre eles o facto de:

  • conseguirmos encontrar várias tintas de aplicação caseira no mercado, que são comercializadas como sendo de aplicação rápida e fácil. Contudo, começamos por relembrar que o mesmo produto reage de forma diferente a cabelos diferentes. Para além disso, muitos de nós nunca olhamos para a composição destas tintas, ou sequer para as instruções, o que pode eventualmente comprometer gravemente a saúde do nosso cabelo e do nosso couro cabeludo.
  • grande parte das vezes, não estarmos conscientes dos danos que a tinta e os químicos presentes nela podem causar ao nosso cabelo. Ou seja, pensamos mais no objetivo final de atingir determinada tonalidade e não tanto no quanto a saúde do nosso cabelo pode sofrer com isso, e eventualmente até provocar quebra e queda.
  • não conhecermos um profissional de confiança. Isto é fruto de anos e anos de más experiências com profissionais não qualificados e da sua generalizada falta de conhecimento sobre como cuidar adequadamente de cabelos crespos, especialmente no seu estado natural. No entanto, bons e maus profissionais há em todas as áreas. Pedir referências pode ser um dos primeiros passos no sentido de encontrar um profissional de confiança.

De uma forma muito simplificada, como podemos saber se o profissional não está tão “às cegas” como nós no que diz respeito ao processo de pintar o cabelo?

1.º Observando as perguntas que nos faz antes de dar início à pintura do cabelo –  porque, contrariamente à crença popular, neste processo não basta escolher a tinta.

2.º Munindo-nos de informação para quando falarmos com o profissional fazermos todas as perguntas certas, sem receios de sermos induzidos em erro. Estas perguntas serão, na nossa opinião, muito semelhantes às que devemos perguntar quando decidimos alisar quimicamente o nosso cabelo (que referimos no vídeo que se segue).

O que preciso saber QUANDO decido alisar quimicamente o meu cabelo

Passemos agora aos cuidados a ter depois de pintarmos o nosso cabelo, que mencionamos no vídeo seguinte.

Quais os cuidados a ter com o cabelo pintado? Conhece-os aqui!

Sentimos ser também da nossa responsabilidade alertar que quando pretendemos atingir uma determinada tonalidade, especialmente quando essa tonalidade é bastante mais clara do que a cor natural do nosso cabelo, provavelmente vamos necessitar de o descolorar e/ou de repetir o procedimento de pintura mais vezes. E isso pode significar fazer estes tratamentos de uma forma consistente e expor o cabelo a agressões fortes e continuadas. Por esse motivo a pintura do cabelo, assim como alisamento do cabelo, não deve ser vista de ânimo leve.

Na nossa opinião, o mais importante é termos expectativas realistas para tomarmos decisões informadas e conscientes para conseguirmos o cabelo pintado dos nossos sonhos.

Amem os vossos cabelos.

Carla e Telma.