Quero ter cabelo crespo – O que fazer?

Olá Carapinha Lovers!

Hoje vamos dar o nosso melhor para responder à questão mais comum quando muitos de nós despertamos para a possibilidade de manter ou regressar à nossa textura natural: Como ter o Cabelo Crespo?

Gostaríamos de fazer uma correcção a esta questão, no sentido em que os termos "crespo" e "natural" não são necessariamente sinónimos. Clica aqui para saberes mais.

Então, a pergunta correcta será "Como ter o cabelo natural?" Eis os 4 factores a considerar:

1. Qual é o nosso ponto de partida?
De uma forma generalizada e bastante abreviada, podemos começar por dizer que:

Cabelo natural
  • Um cabelo no seu estado natural implica manter e melhorar os seus cuidados, de forma a melhorar a sua saúde e versatilidade. E a base para fazê-lo é manter uma rotina capilar consistente e adequada, juntamente com alguns cuidados básicos. Esta é a base para todos os cabelos crespos, sejam eles naturais ou não.
  • Um cabelo quimicamente alisado terá passado por um ou mais procedimentos químicos que alterem de forma definitiva a estrutura da nossa fibra capilar. Exemplos destes procedimentos são desfrisagens, permanentes e progressivas, entre outros. Se desejamos regressar à nossa textura natural, isso significa que vamos precisar entrar no processo de transição capilar.
  • Durante o processo de transição, o nosso cabelo experiencia uma fragilidade acrescida, derivada da coexistência de duas texturas capilares no mesmo fio. E eventualmente, teremos de considerar se o Big Chop é ou não uma opção viável para o nosso caso. Sabe mais sobre o processo de transição capilar clicando na imagem.
  • Um cabelo pintado, dependendo da tinta utilizada e consistência de utilização, pode implicar alguns cuidados semelhantes àqueles com cabelos quimicamente alisados. Isto se, como os tratamentos químicos que alisam intencionalmente a estrutura do fio, o processo de pintura penetrar a fibra capilar alterando definitiva e irreversivelmente a sua textura.
Cabelo pintado

Este detalhe é importante porque, obviamente, estados capilares diferentes podem implicar cuidados diferentes. E aqui entra o ponto seguinte:

2. O que devo fazer a seguir?

Clica na imagem para saber mais sobre a Rotina Capilar

Estabelecer uma rotina capilar adequada e exequível, de acordo com as necessidades naturais e específicas do nosso cabelo, e de acordo com a nossa disponibilidade claro! É aqui que convém compreender quais os cuidados e tratamentos que devemos dar ao nosso cabelo para mantê-lo saudável e vê-lo florescer. Sabe mais clicando na imagem.

3. Quais são os produtos que devo utilizar?

Esta é frequentemente a primeira pergunta que fazemos, pensado que se trata da mais importante. Os produtos têm sim a sua importância, mas eles são um meio para colmatarmos as necessidades do nosso cabelo. Por esse motivo, conhecer o cabelo é sempre mais importante. Depois, é só confiar nos resultados. Sabe mais sobre os produtos essenciais para o cabelo crespo clicando na imagem.

Clica na imagem para saber mais sobre os Produtos Essenciais

4. Estou disposto a pesquisar e a dar-me ao trabalho de conhecer o meu cabelo?

Playlist "Conhecendo o cabelo crespo"

Esta talvez seja a pergunta mais difícil que temos de fazer a nós mesmos quando tomamos esta decisão. Frequentemente caímos no erro de depositar em mãos alheias as decisões  que têm consequências directas na saúde do nosso cabelo. Sabe mais clicando na imagem.

E se continuarmos a fazê-lo, antecipamos que será uma questão de sorte termos ou não uma boa experiência neste processo, que se torna tão fácil ou difícil quanto estivermos dispostos a investir em nos emanciparmos.

Felizmente, hoje em dia há muita informação online, simplesmente à distância de um clique. E infelizmente, há muita informação contraditória. Então, como descobrir o que devemos fazer? Conhecendo o nosso cabelo. Confiando nos resultados. Errando e corrigindo esses erros, até percebermos o que funciona e aquilo que o nosso cabelo gosta.

Amem os vosso cabelos!

Carla e Telma.

Similar posts
  • 2º Aniversário We Love Carapinha Olá Carapinha Lovers! Hoje vamos dar o nosso melhor para responder à questão mais comum quando muitos de nós despertamos para a possibilidade de manter ou regressar à nossa textura natural: Como ter o Cabelo Crespo? Gostaríamos de fazer uma correcção a esta questão, no sentido em que os termos "crespo" e "natural" não são [...]
  • Movimento do Cabelo Natural (Portugal... Olá Carapinha Lovers! Hoje vamos dar o nosso melhor para responder à questão mais comum quando muitos de nós despertamos para a possibilidade de manter ou regressar à nossa textura natural: Como ter o Cabelo Crespo? Gostaríamos de fazer uma correcção a esta questão, no sentido em que os termos "crespo" e "natural" não são [...]
  • A versatilidade da carapinha… Olá Carapinha Lovers! Hoje vamos dar o nosso melhor para responder à questão mais comum quando muitos de nós despertamos para a possibilidade de manter ou regressar à nossa textura natural: Como ter o Cabelo Crespo? Gostaríamos de fazer uma correcção a esta questão, no sentido em que os termos "crespo" e "natural" não são [...]
  • Máscaras Nutritivas – o que são... Olá Carapinha Lovers! Hoje vamos dar o nosso melhor para responder à questão mais comum quando muitos de nós despertamos para a possibilidade de manter ou regressar à nossa textura natural: Como ter o Cabelo Crespo? Gostaríamos de fazer uma correcção a esta questão, no sentido em que os termos "crespo" e "natural" não são [...]
  • Máscaras Reconstrutoras – o qu... Olá Carapinha Lovers! Hoje vamos dar o nosso melhor para responder à questão mais comum quando muitos de nós despertamos para a possibilidade de manter ou regressar à nossa textura natural: Como ter o Cabelo Crespo? Gostaríamos de fazer uma correcção a esta questão, no sentido em que os termos "crespo" e "natural" não são [...]

Sobre nós

IMG_4234.1png
Somos a Carla e a Telma, amigas inseparáveis desde 2001 e entusiastas de cabelo crespo em todos os seus estados.
Descobre mais sobre nós aqui...

CONTACTOS

Subscreve a nossa Newsletter



error: Conteúdo protegido! ;)