A nossa história de inveja capilar…

Olá Carapinha Lovers!

Quantos de nós já sentiram inveja de outros cabelos? Nós já garantidamente... e hoje vamos falar sobre a nossa experiência com os vários tipos de inveja capilar que já sentimos ao longo da vida...

Comecemos pelo início.

Inveja Capilar

Reconhecem essa cara?! XD

A primeira vez que sentimos inveja de outros cabelos foi quando nos começámos a aperceber das diferenças entre as nossas carapinhas e os cabelos naturalmente lisos.

Como sabem, estes cabelos ditaram, durante grande parte das nossas vidas, a norma daquilo que um cabelo "deve" ser. E a comparação automática que daí resultou levou-nos a ver com maus olhos o nosso próprio cabelo. No vídeo seguinte falamos sobre a forma como ultrapassámos este complexo e decidimos começar a ver o nosso cabelo sob uma nova perspectiva.

Mito #3 - Cabelo crespo é difícil

Desta forma, para nós, o cabelo quimicamente alisado passou a ser o desejável e o ideal, uma vez que era o mais próximo do "padrão", o cabelo naturalmente liso. Acreditávamos que este estado capilar nos iria facilitar a vida, iria ser mais fácil e prático de cuidar e até de reter comprimento! E será que foi realmente assim?! No vídeo seguinte partilhamos a nossa renovada perspectiva sobre este assunto.

Mito #2 - Cabelo crespo liso é mais fácil de cuidar

Quando finalmente começámos a despertar para a possibilidade de o nosso cabelo natural não ser tão "problemático" quanto fomos induzidas a pensar que seria, fomos automaticamente deitando por terra as "crenças inabaláveis" sobre o mesmo. Entre elas, a de que o nosso cabelo não cresce ou que cresce menos do que cabelos naturalmente lisos.

Mito #4 - Cabelo crespo não cresce

Que refrescante foi perceber que afinal não estamos "condenadas" a ter cabelo crespo, mas que afinal o cabelo crespo é uma benção!! Difícil é encontrar um cabelo tãaaao versátil como o nosso!

O amor crescente pelos nossos cabelos também foi acompanhado de muita pesquisa e de outro tipo de dilemas que acompanhou o abandono da "ditadura do liso", mais concretamente a instauração de uma nova ditadura... a dos caracóis ou cachos! Clica na imagem para descobrires as nossas dicas de como podes consegui-los, sem esquecer que nem todos os cabelos formam caracóis naturalmente.

Em seguimento do "complexo do liso" anteriormente mencionado, que na altura sempre nos pareceu ser a imposição social pelo simples motivo do "porque sim"... foram ponderadas as nossas opções quanto às alternativas de nos aproximarmos do "padrão".

Consequentemente disseminou-se um novo tipo de categorização de cabelos, acima de tudo popular entre cabelos crespos... os tipos de cabelo. Infelizmente, esta ferramenta de auto-conhecimento acabou, na nossa opinião, por generalizar-se como um padrão de "qualidade" para cabelos. Mais sobre esse tema neste vídeo.

O meu cabelo é melhor do que o teu

Como se todas estas comparações não fossem o suficiente, há ainda outra que diz respeito ao comprimento dos cabelos. Cabelos longos são e sempre foram universalmente vistos como um sinal de feminilidade. No entanto, será que é saudável para nós que o nosso cabelo tenha assim tanta relevância no grau de auto-confiança que sentimos?

Nós sentimos que este é uma das grandes bases para o desenfreio vivido por tantos de nós no que diz respeito ao crescimento do cabelo. Será esse o motivo de os desafios de crescimento fazerem tanto furor nas redes sociais? De seguida partilhamos a nossa aprendizagem com essa luta interna que nós próprias travámos não há muito tempo atrás.

A Inveja Capilar

Podemos olhar para a Inveja Capilar como se de uma pilha se tratasse: com um lado positivo e outro lado negativo. E em algum momento do nosso percurso um destes lados vai-nos acompanhar. Mais ainda: um destes lados pode vir a influenciar a forma como nós olhamos e cuidamos do nosso cabelo.

Para concluir, gostaríamos de relembrar que cada cabelo se desenvolve ao seu próprio ritmo. Deixemos a natureza actuar. E cabelos saudáveis crescem sim! Logo, sugerimos que o enfoque seja na saúde do nosso cabelo e não tanto nos centímetros.

Amem os vossos cabelos!

Carla e Telma.

Similar posts
  • Porque adoramos a argila Rhassoul? Olá Carapinha Lovers! Quantos de nós já sentiram inveja de outros cabelos? Nós já garantidamente... e hoje vamos falar sobre a nossa experiência com os vários tipos de inveja capilar que já sentimos ao longo da vida... Comecemos pelo início. Reconhecem essa cara?! XD A primeira vez que sentimos inveja de outros cabelos foi quando [...]
  • Conhece-nos melhor… :) Olá Carapinha Lovers! Quantos de nós já sentiram inveja de outros cabelos? Nós já garantidamente... e hoje vamos falar sobre a nossa experiência com os vários tipos de inveja capilar que já sentimos ao longo da vida... Comecemos pelo início. Reconhecem essa cara?! XD A primeira vez que sentimos inveja de outros cabelos foi quando [...]
  • Como recuperar as laterais do cabelo? Olá Carapinha Lovers! Quantos de nós já sentiram inveja de outros cabelos? Nós já garantidamente... e hoje vamos falar sobre a nossa experiência com os vários tipos de inveja capilar que já sentimos ao longo da vida... Comecemos pelo início. Reconhecem essa cara?! XD A primeira vez que sentimos inveja de outros cabelos foi quando [...]
  • 2º Aniversário We Love Carapinha Olá Carapinha Lovers! Quantos de nós já sentiram inveja de outros cabelos? Nós já garantidamente... e hoje vamos falar sobre a nossa experiência com os vários tipos de inveja capilar que já sentimos ao longo da vida... Comecemos pelo início. Reconhecem essa cara?! XD A primeira vez que sentimos inveja de outros cabelos foi quando [...]
  • Movimento do Cabelo Natural (Portugal... Olá Carapinha Lovers! Quantos de nós já sentiram inveja de outros cabelos? Nós já garantidamente... e hoje vamos falar sobre a nossa experiência com os vários tipos de inveja capilar que já sentimos ao longo da vida... Comecemos pelo início. Reconhecem essa cara?! XD A primeira vez que sentimos inveja de outros cabelos foi quando [...]

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Sobre nós

IMG_4234.1png
Somos a Carla e a Telma, amigas inseparáveis desde 2001 e entusiastas de cabelo crespo em todos os seus estados.
Descobre mais sobre nós aqui...

CONTACTOS

Subscreve a nossa Newsletter



loading
error: Conteúdo protegido! ;)