Cabelo crespo natural é moda?

Olá Carapinha Lovers!

O artigo de hoje vem na sequência do nosso último vídeo, no qual debatemos a questão de o cabelo natural ser ou não uma moda. Primeiramente, veiculamos que esta não é uma afirmação que foi feita por nós. Mas que encontramos frequentemente em vários contextos, entre eles publicidades e redes sociais.

Por outro lado, afirmar que o cabelo natural é identidade, também não é uma afirmação feita por nós. Mas ambas as afirmações são, na nossa perspectiva, um ponto de partida interessante para uma reflexão enquanto comunidade. No vídeo que se segue, oferecemos a nossa perspectiva sobre a questão do cabelo e identidade.

O meu cabelo define quem eu sou?

Posto isto, vejam no vídeo que se segue a nossa perspectiva relativamente à questão que fomentou este artigo e que divide opiniões: Cabelo natural é moda?

Cabelo Natural é Moda?

Afinal o que nos leva realmente a regressar à nossa textura natural Qual é a nossa motivação inicial? Moda? Tendência? Identidade? Ou outra? Qual é o papel dos outros no nosso percurso até tomarmos a decisão de deixar de utilizar químicos que alteram a nossa textura natural?

É com especial atenção que temos vindo a observar as diferentes reacções a este vídeo. Enquanto que para a uns a moda foi um passo para a descoberta da sua verdadeira identidade e o caminho para a liberdade, para outros abordar este tema enquanto tendência é errado, uma vez que estamos a falar de uma característica única e que nasce connosco.

Apesar das diferentes opiniões quanto à verdadeira motivação, a maior parte concorda que manter o cabelo no seu estado natural é sinónimo de aceitação. Mas aceitar o nosso cabelo como ele é implica respeitá-lo e amá-lo independentemente das suas características certo?
Se o nosso cabelo é a nossa identidade porque é que continuamos a travar batalhas contra o factor encolhimento, o frizz, falta de movimento ou a falta de definição? Aceitamos o nosso cabelo mas continuamos a afirmar que é difícil de cuidar no seu estado natural. Aceitamos o nosso cabelo mas continuamos a afirmar que ele é muito duro e não conseguimos pentear. Aceitamos o nosso cabelo como sendo uma parte de nós, da nossa identidade, mas continuamos a compará-lo com outras texturas.

Se o cabelo que nasce connosco é o perfeito para nós, porque é continuamos à procura de cabelo ou da imagem perfeita? O que é que nos queremos afinal? Queremos um cabelo natural saudável ou queremos caracóis perfeitos?

"Como é que eu faço para ter mais definição?" "Que produtos devo usar para ter caracóis?" "Fiz o BC e o cabelo não tem cachos! O que devo fazer?" Podemos encontrar estas e outras perguntas nas diferentes redes sociais e frequentemente também em publicidade para produtos capilares que nos são dirigidos. E foi por essa razão que fizemos o vídeo seguinte.

Quero caracóis! O que fazer?

Então, vamos usar esta oportunidade para fazer um exercício interior. Antes de apontarmos os dedos às motivações dos outros, vamos questionar-nos sobre as nossas: "Aceito e amo a minha textura natural incondicionalmente?", "Se pudesse, mudaria alguma característica do meu cabelo para ele ser perfeito aos meus olhos?", "A moda é algo negativo?".

Amem os vossos cabelos!

Carla e Telma.

Similar posts
  • Receitas Caseiras: Yay ou Nah? Olá Carapinha Lovers! O artigo de hoje vem na sequência do nosso último vídeo, no qual debatemos a questão de o cabelo natural ser ou não uma moda. Primeiramente, veiculamos que esta não é uma afirmação que foi feita por nós. Mas que encontramos frequentemente em vários contextos, entre eles publicidades e redes sociais. Por outro [...]
  • Cabelo elástico vs cabelo encolhido Olá Carapinha Lovers! O artigo de hoje vem na sequência do nosso último vídeo, no qual debatemos a questão de o cabelo natural ser ou não uma moda. Primeiramente, veiculamos que esta não é uma afirmação que foi feita por nós. Mas que encontramos frequentemente em vários contextos, entre eles publicidades e redes sociais. Por outro [...]
  • Os efeitos do álcool no cabelo crespo Olá Carapinha Lovers! O artigo de hoje vem na sequência do nosso último vídeo, no qual debatemos a questão de o cabelo natural ser ou não uma moda. Primeiramente, veiculamos que esta não é uma afirmação que foi feita por nós. Mas que encontramos frequentemente em vários contextos, entre eles publicidades e redes sociais. Por outro [...]
  • Os problemas da carapinha… Olá Carapinha Lovers! O artigo de hoje vem na sequência do nosso último vídeo, no qual debatemos a questão de o cabelo natural ser ou não uma moda. Primeiramente, veiculamos que esta não é uma afirmação que foi feita por nós. Mas que encontramos frequentemente em vários contextos, entre eles publicidades e redes sociais. Por outro [...]
  • Porque adoramos a argila Rhassoul? Olá Carapinha Lovers! O artigo de hoje vem na sequência do nosso último vídeo, no qual debatemos a questão de o cabelo natural ser ou não uma moda. Primeiramente, veiculamos que esta não é uma afirmação que foi feita por nós. Mas que encontramos frequentemente em vários contextos, entre eles publicidades e redes sociais. Por outro [...]

Sobre nós

IMG_4234.1png
Somos a Carla e a Telma, amigas inseparáveis desde 2001 e entusiastas de cabelo crespo em todos os seus estados.
Descobre mais sobre nós aqui...

CONTACTOS

Subscreve a nossa Newsletter



loading
error: Conteúdo protegido! ;)